terça-feira, 6 de setembro de 2011

Moussakas também voam




Logo após assistir ao documentário Dívidocracia, sobre a crise grega, fui prestar solidariedades ao pais e à fome num restaurante típico. Bastou olhar o cardápio para perceber que a crise não ecoava por aqui. Mas ecoava nos comentários das mesas, que apontavam a culpa pros compadres de Platão. Povo, governo, tanto faz, todos os gregos incompetentes. É assim se vende o peixe – e os porcos.

"Ainda bem que só digerimos a filosofia", gracejou o intelectual que lê jornal. Um argentino se levantou, arremessou um prato no chão e protestou: “É da astrologia ou da economia tantos países gaguejarem falências? Um equatoriano quebrou outro prato: “O problema é a dívida que os governantes constroem. O povo paga e o capital estrangeiro agradece. Nós usamos a dívida odiosa, veja o filme”. 

Animado, levantei e joguei meu prato, mas ainda havia comida. Arremessei moussaka nas moças e nos moços. Vergonha pro tribunal de Haia. O prato quebrou porém. Em cada pedaço, o link para esse bom documentário. Ótimo para conhecer mais sobre o momento grego e pensar sobre nossas antigas e futuras crises econômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário